Já vimos o que é marketing e sua importância nos negócios.
Agora chegou a hora de explorarmos a mais poderosa estratégia de marketing digital, o marketing de três passos.
Como foi dito na artigo anterior, o marketing consiste em suprir as necessidades do seu público alvo.
E para qualquer tipo de produto ou serviço sempre haverá três principais tipos de clientes.
- Os clientes que sabem que possuem um problema conhecem produtos e serviços que possam resolver seus problemas. Eles representam cerca de 1% do seu público alvo.
- Os clientes que sabem que possuem um problema mas procrastinam a solução do mesmo. Esses são 9% do público.
- Clientes que nem sequer imaginam possuir um problema e muito menos cogitam soluciona-lo. São 90% do público e também são o avatar ideal, pois podem ser educados e conduzidos às suas soluções.
Como a grande maioria dos empreendedores e empresas focam no primeiro tipo de cliente, o que sabe do seu problema e já conhece as soluções, deixaremos essa briga de lado e vamos focar no terceiro tipo de consumidor.
Porque esse público consumidor pode ser conduzido de forma estratégica até nossas ofertas, tornando-se cliente.
Mas essa condução é muito mais trabalhosa e requer uma estratégia de marketing muito bem elaborada.
Como utilizar o marketing de três passos
Esse tipo de marketing consiste em chamar a atenção do cliente para um problema que ele nem imagina possuir.
O próximo passo é mostrar ao cliente que esse problema pode ser resolvido através do seu produto ou serviço.
Finalmente pinte um quadro mostrando o quanto o futuro do cliente pode ser sombrio caso ele não solucione o problema em questão.
Esse é o roteiro que deve ser empregado e, se você fizer uma boa comunicação, as vendas serão certas para um público onde a concorrência é praticamente nula.